terça-feira, 5 de junho de 2012

Xô Dengue

       A dengue está em foco: em todos os jornais, capas de revistas e programas de televisão só se fala nela. É assunto nas conversas de rua, preocupação constante da população. Uma doença séria que já tomou proporções alarmantes. Mesmo com tanta informação, uma pesquisa realizada confirma que um terço da população não sabe como se prevenir nem como tratar a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
      Os números mostram também que 85% das pessoas estão com medo de pegar a doença. E mais: 57% já foram infectados ou conhecem alguém que teve a doença no último ano. A pesquisa deixa claro que, apesar de tantos anos convivendo com a doença, a desinformação ainda é grande entre a população. 
      Portanto com o objetivo de trabalhar essas informações foram desenvolvidas ações nas localidades do Barro Vermelho e Labino de Combate a Dengue. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou panfletos, cartazes, sacos de lixo, transporte. Contamos ainda com a participação de acadêmicos de enfermagem da Faculdade Piauiense (FAP), o qual possibilitou o alcance de um número maior de residências a serem visitadas. 



      O acadêmicos estavam acompanhados de uma professora da FAP, os mesmos fizeram um slogan que foi colocado em blusas bastante chamativas exclusivas para a ocasião. 


        Os alunos das escolas também participaram do evento. Primeiro a equipe de saúde da família realizou palestras sobre dengue de sala em sala, então sob a orientação dos professores os alunos fizeram desenhos, cartazes, e paródias sobre o assunto. Os melhores trabalhos foram premiados com brindes doados pela secretaria municipal de saúde e equipe de saúde da família do Barro Vermelho.

      O multirão chegou em residências de difícil acesso fazendo com as pessoas atentassem mais sobre a questão da dengue.

       Finalizando a programação, e com o apoio da Secretaria Municipal de Administração, o caminhão do lixo realizou coleta nos dias seguintes após o multirão. As outras unidades de saúde da família do município também realizaram atividades semelhantes no mesmo período.
       Portanto fica aqui o recado TAMBÉM FAÇA A SUA PARTE, PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR......XÔ DENGUE, NÃO VAMOS DEIXAR QUE ELA ENTRE!!!!!
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário